Este blog serve de suporte para algumas coisas que quero publicar, mas que não se encaixam no meu blog principal.
Comentário que deixei na caixa de comentários do blog do
rsr, a propósito deste
post.
a ONU é uma organização sem poder militar... quem lhe confere algum poder é exactamente os EUA e as suas armas (a primeira Guerra do Golfo - que toda a gente concordou em fazer - só foi possível de ser levada a cabo por causa do poder militar dos EUA).
Eu acho que tu não percebes que nos dias de hoje, para paises como os EUA, o ideal seria que ninguém tivesse armas nucleares. Agora o que eu percebo, é que eles não podem deixar de as ter, porque haverá sempre alguém no mundo disposto a obter as mesmas e a ganhar vantagem militar com isso. Aliás, as armas nucleares hoje servem, e em muito, é aos opositores dos states, que olham para as mesmas como a possibilidade de evitarem todo e qualquer tipo de possibilidade de reacção armadas dos states contra eles.
Os EUA assinaram o tratado e cumprem-no... é um tratado de não proliferação... não impedia os paises de ficarem com as armas nucleares que já tinham na altura da assinatura do tratado. Ninguém obrigou o Irão a assinar o tratado. Os states apesar de tudo, quando não querem cumprir tratados, preferem não assiná-los (ex: Kyoto e Tribunal Penal Internacional).
Tu comparas o Bush e os EUA com os paises ditatoriais e afins... quando é que percebes que tem menos poder nos EUA um qualquer Bush, do que tem um Sócrates em Portugal? Os mecanismos de controlo democrático americano são muito mais fortes do que os nossos e conferem muito pouco poder ao Presidente... que para tudo e qualquer coisa precisa de pedir o consentimento do Congresso ou do Senado - e olha que lá eles não funcionam como cá onde cada partido vota sempre de acordo com a politica oficial do partido.
Claro que eu já percebi que tu não queres perceber o mundo em que vives... queres dar poder à ONU, mas não explicas quem daria esse poder à ONU. É que o único pais totalmente democrático do mundo com poder militar (e este quer tu queiras quer não é fundamental) que poderia ajudar a ONU a fortalecer-se são os EUA. A Europa não tem poder militar porque não o desenvolveu - deixou os EUA protegerem-na. Agora os europeus fartam-se de falar que querem mais poder para a ONU, porque é a única forma deles também passarem a ter um pouco de poder - e tudo, claro, às custas do poder dos americanos. Os EUA há muito que perceberam isto e que não aceitam um mundo onde muitos querem mandar, e onde eles são o principal fornecedor do poder para os outros mandarem.
A ONU aliás é uma entidade que pouco ou nada pode fazer enquanto tiver aquela triste cena do direito de veto no Conselho de Segurança. Mas também nunca poderá ser uma entidade democrática, no sentido em que o seu poder não advém de igual modo do poder de cada Estado Membro.Os EUA há muito que perceberam este dilema da ONU que não a deixa actuar - e que tem levado a um total descontrolo do que se passa no mundo.
Quanto a Israel, eu já percebi que como sofres do sindrome anti-americano, atacas os israelitas por tabela. Claro que eu também podia dizer que se não fosse a 2ªgrande guerra aqueles territórios estariam ainda ocupados pela Turquia... mas isso era abusar, não era? Também te podia explicar em como os ingleses foram os que menos gostaram que Israel tivesse sido plantado ali e que os soviéticos foram os que mais apoiaram, mas isso era abusar, não é?Podia explicar como logo no primeiro dia, os paises árabes decidiram fazer guerra a Israel, mas isso era abusar, não é?
Podia explicar-te o enorme periodo de tempo que os territórios palestinianos estiveram ocupados por árabes (já após a criação do Estado de Israel, entenda-se) e os mesmos nem se lembravam que a causa palestiniana existia - Porque é preciso lembrar que na altura para muitos paises árabes da região, um estado Palestiniano não era bem visto - só quando passou a ser arma de arremesso contra os judeus (porque estes passaram a dominar a região lá para finais da década de 70, mais uma vez na sequência de uma guerra contra eles lançada).
Podia-te lembrar de tanta coisa, mas tu és daqueles tipos que acha que todo o mal do mundo vém lá do tio sam na américa... e assim é dificil explicar-te o que penso.
_____________________________________________
Para mais informaçُes consultar o blog:
http://mindwakeup.blogspot.com_____________________________________________